quarta-feira, 7 de abril de 2010

Quem já ouviu falar em massa sovada? É a massa com que se fazem os folares da Páscoa e os pães do Santo Espírito nos Açores.
Porque passei cá a Páscoa, fui à procura das tradições e pesquisei na net uma receita dessa massa. Ficou deliciosa. Experimentem
Receita:

1 kilo de Farinha
350 g de Açúcar
4 Ovos + 2 Ovos para Pincelar
50 gr Banha de Porco
50 gr de Manteiga (quem não gostar pode usar Margarina)
11 gr Fermento de Padeiro
10 gr de Sal
Raspa de 1 Limão
5 a 8 decilitros de Leite
1 cálice de Aguardente ou Anis
***
Aquecer o Leite, numa pana (alguidar) mistura-se a Farinha o Fermento o Sal ,a raspa de Limão, amassa-se muito bem como o pão juntando o Leite a pouco e pouco,depois derrete-se a Manteiga e a Banha vai-se juntando à massa devagarinho e sempre a « sovar » amassar com a massa a descolar-se da pana (alguidar) junta-se o Açúcar a pouco e pouco, a Aguardente os Ovos. Está pronto o sovar da massa, quando esta se descola da pana (alguidar), DEIXA-SE LEVEDAR, ( Abafa com um plástico e cobertor, colocando uns paus para não colar ). Quando a massa tiver o dobro do volume está PRONTA a TENDER. TENDE-SE a massa em bolas mais ou menos de 1/2 (meio) kilo, e coloca-se dentro de formas redondas e sem buracos, DEIXA-SE LEVEDAR atá quase duplicar de volume ( normalmente até ao dia seguinte ). Com os 2 ovos bem batidos inteiros, pincela-se a massa e dá-se uns cortes por cima da massa com uma tesoura, com profundidade mais ou menos de um centímetro, e uns cinco centímetros de largura,tudo isto pouco antes da massa ir para o forno. Estes bolos cozem a 150 graus, mais ou menos em 1 (uma) hora, ou 1 hora e meia.

0 comentários:

Enviar um comentário